top of page

Câncer de Fígado


O câncer de fígado, também conhecido como carcinoma hepatocelular (CHC), é um tipo de câncer que se desenvolve no fígado.

câncer de fígado

Existem vários fatores de risco associados ao câncer de fígado, incluindo infecção crônica pelo vírus da hepatite B ou C, cirrose hepática, esteatose hepática, e exposição a aflatoxinas (toxinas produzidas por fungos presentes em certos alimentos).



Sintomas do Câncer de Fígado


Os sintomas do câncer de fígado podem variar, mas incluem perda de peso inexplicada, fadiga, dor abdominal, inchaço abdominal, icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), náuseas, vômitos e perda de apetite. No entanto, em alguns casos, o câncer de fígado pode ser assintomático em estágios iniciais, tornando o diagnóstico mais desafiador.



Tratamento e Prevenção


O tratamento do câncer de fígado depende do estágio da doença e da saúde geral do paciente. As opções de tratamento são diversas e incluem ablação (radiofrequência, micro-ondas, alcoolização), quimioembolização (TACE), cirurgia, transplante de fígado, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia. O objetivo do tratamento é remover ou destruir o tumor, controlar seu crescimento e melhorar a qualidade de vida do paciente. O médico que cuida dos pacientes com câncer de fígado é o Hepatologista, direcionando para outros profissionais conforme o tratamento que julgar ser o melhor para o seu caso.


A prevenção do câncer de fígado é ,muito importante, especialmente nos casos em que a cirrose hepática é um fator de risco. Por esse motivo, pacientes com cirrose devem realizar Ultrassom de abdômen a cada 6 meses para identificar possíveis nódulos em fases iniciais, quando podem ser tratados e curados. A detecção precoce pode aumentar as chances de um tratamento bem-sucedido e melhores resultados para os pacientes com câncer de fígado.



Comments


bottom of page